Fama Colégio – Anúncios
26 de setembro de 2018
Mas afinal, como é a produção de um ensaio fotográfico?


Muitas pessoas me perguntam como é um ensaio fotográfico, têm muita vontade de posar ou fotografar mas acham que é um bicho de sete cabeças (e na verdade são oito). Então por isso decidi escrever algumas palavras sobre como é, como anda e o que come esse bicho.

Vou falar como é o meu trabalho, afinal cada fotógrafo tem a sua própria rotina. Trabalho com fotografia e vídeo desde os tempos que a Hebe era mocinha, minha esposa também é fotografa e produtora da empresa e na maioria das vezes me acompanha durante as sessões de fotos.

A primeira coisa a saber é que esse é um trabalho profissional e exige muito repeito de ambas as partes. Portanto se o seu objetivo não é agir com profissionalismo já começou errado, coleguinha! É melhor procurar outra coisa pra fazer pois  agindo assim você estará mais próximo de um processo do que de concretizar seus pensamentos errados. Volte 10 casas e fique 1 rodada sem jogar.



"Mas eu não sei como agir e não fico bem em foto". 

Isso é um mito, um fotógrafo profissional vai saber como te dirigir e usar a técnica pra te deixar linda. Ou lindo. Se você não é modelo profissional não tem obrigação de agir como a Gisele. Ou o Zulu. Além disso, é legal desencanar de falsas expectativas, ensaios fotográficos de pessoas comuns têm uma ideia muito bacana que é serem de verdade, mais próximos de nós, mortais, mais... palpáveis! É por isso que prefiro criar cenas ao invés de poses e fotografar em locações externas, ou seja, qualquer lugar que não seja um estúdio com fundo infinito. Mas é claro que pode ter algumas poses, não precisamos fazer disso uma regra dura e "imexível".



A preparação para os ensaios começa bem antes.

Vamos juntando as ideias, conversando sobre a locação, o estilo do ensaio, o figurino, o estilo do fotógrafo. Isso geralmente leva semanas e pode chegar até a meses, até que essa pré-produção esteja pronta. Isso ajuda uma pessoa que não tem o costume em sessões de fotografia a ir se familiarizando e se sentir segura com o (a) fotógrafo (a). Com isso o clima da sessão já vai sendo criado.





Ter mais uma pessoa no set pode ser bem bacana.

Leve uma amiga ou amigo. A conversa entre vocês e a equipe rende ótimas risadas e propicia o clima que considero ideal para o ambiente. Mas leve alguém que vá contribuir, o celular pode ser o maior inimigo nessas horas. Deixe todos no silencioso. Namorados, maridos e esposas participam em raras oportunidades, nesse caso a gente os coloca pra trabalhar: segurando o flash, rebatedor, ajeitando a modelo, opinando, conferindo se não tem "sujeiras" na cena... Afinal de contas as 15 mil revistas que eles folhearam nos consultórios de dentista vão ter que servir pra alguma coisa, não é mesmo?

Basicamente é isso. Para dúvidas mande uma mensagem, para tretas converse com sua mãe, para doações em dinheiro enviaremos o número da conta.

Beijos e juízo.


Fabricio Mendes é fotógrafo e filmmaker, mas seu maior dom é cuidar do João,fazer caipirinha e beber café.