Outubro Rosa

Parto orgásmico ou o parto como prazer
27 de setembro de 2018

Outubro Rosa
 
Chegou outubro e com ele várias campanhas do #OutubroRosa divulgando a realização gratuita de mamografia como estratégia de detecção precoce do #CâncerdeMama. Mas será que estamos sendo devidamente informadas sobre a realização rotineira desse exame? Você sabe quais são os benefícios e malefícios da mamografia de rotina? Será que ela é realmente uma boa estratégia de prevenção?
Um pouco sobre os dados do câncer de mama: é um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo; relativamente raro antes dos 35 anos, o risco aumenta com a idade, especialmente após os 50 anos; alguns evoluem de forma rápida, outros, não; a maioria dos casos tem bom prognóstico.
A orientação atual é que façamos a observação e a autopalpação das mamas quando quisermos, sem necessidade de uma técnica específica de autoexame, em um determinado período do mês, como preconizado antigamente. Essa mudança surgiu do fato de que, na prática, muitas mulheres com câncer de mama descobriram a doença a partir da observação casual de alterações mamárias e não por meio de uma prática sistemática de se autoexaminar, com método e periodicidade definidas. Conforme dados do #INCA, aproximadamente 65% das mulheres identificam o câncer de mama casualmente e 35% por meio do autoexame mensal.


Algumas medidas podem contribuir para evitar a doença. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como:
  • praticar atividade física regularmente;
  • manter o peso corporal adequado;
  • adotar uma alimentação mais saudável;
  • evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas;
  • amamentar.


Então, cuide-se! O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. É importante nos conhecermos e cuidarmos com muito carinho do nosso corpo!
A mamografia de rotina é recomendada APENAS para mulheres de 50 a 69 anos, a cada 2 anos.
Outubro Rosa. A melhor prevenção é a informação! Mamografia de rotina não!
Fonte: www.inca.gov.br/mama


Mais informações em:
  • Evidências condenam mamografia preventiva
    "Não se trata de escamotear o importante problema de saúde pública representado pelo câncer, mas de modificar as estratégias adotadas visando à redução de sua incidência e mortalidade. A principal recomendação baseada em evidências é de que se deve estimular a prevenção primária via estilo de vida, alimentação adequada e atividade física. Além disso, deve-se incentivar o aleitamento materno, que não apenas reduz o risco de câncer de mama para a mulher que amamenta — uma redução que é maior quanto mais longo for o período de aleitamento e maior o número de bebês amamentados –, mas também para as filhas dessas mulheres, uma vez que ter sido amamentada reduz o risco de ter câncer de mama na pré-menopausa."
    https://www.sul21.com.br/colunas/2011/12/evidencias-condenam-mamografia-preventiva/


  • Rastreamento por mamografia pode gerar diagnóstico excessivo
    "O problema é que a mamografia também ajuda os médicos a visualizarem nódulos ou calcificações que não significam câncer: podem ser tumores benignos ou lesões de outro tipo, que não teriam consequências graves para a saúde dela."
    https://www.facebook.com/Cochrane.org.br/posts/828209643952494?__tn__=KH-R


  • Outubro Rosa. Hora das mulheres que não sentem nada terem as mamas examinadas? Parece que não.
    "Assumindo que o rastreamento [fazer mamografia sem estar sentindo nada] diminui a mortalidade por câncer de mama em 15%, e que o sobretratamento e sobrediagnóstico são de 30% significa que, para cada 2000 mulheres convidadas para o rastreamento por dez anos, UMA vai ser poupada de morrer de câncer de mama e DEZ mulheres saudáveis, que não teriam sido diagnosticadas se não tivessem feito o exame, vão ser tratadas DESNECESSARIAMENTE. Além disso, mais de 200 mulheres vão sofrer impactos psicológicos importantes, como ansiedade e anos de incerteza, devido a achados falso positivos".
    https://www.facebook.com/mfcbr/posts/968972609815265?__tn__=KH-R